O general Tratz, que foi designado para o Estado Maior do Exército, em Brasília (DF), destacou, em sua despedida, o trabalho realizado em Santa Maria, principalmente pelas ações do pós-pandemia.
– Exercer um comando em Santa Maria foi um presente. Tivemos o desafio de trazer as atividades para a normalidade, após um período complicado que foi a pandemia. Mas saio com a certeza do dever cumprido, e já com saudade desse povo que foi muito acolhedor – afirmou o ex-comandante.
Para o general Pimentel, que assume o comando da divisão mais operacional do Exército Brasileiro, os principais desafios são manter o alto padrão operacional das organizações militares e reforçar os laços com diferentes segmentos da comunidade, já firmados no período em que foi comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada:
– Suceder o general Tratz é uma honra muito grande. E o maior desafio é tornar a tropa ainda mais operacional e preparada para os novos tempos, sem perder o lado da mão amiga, que é estar ao lado da comunidade em situações que exigem nossa presença.
A solenidade também contou com uma exposição de viaturas blindadas históricas, restauradas em 2021, quando foi comemorado o centenário do emprego de blindados no Brasil. Um desfile da tropa composta por representantes das 44 organizações militares subordinadas e viaturas blindadas marcou o encerramento do evento.